COMPLIANCE: QUEM NÃO TEM, NÃO FICARÁ NO MERCADO!

O país vive um verdadeiro turbilhão na busca por práticas corporativas e governamentais mais éticas e transparentes. Cada vez mais fica restrita a tolerância por condutas imorais, que estejam desalinhadas com essa nova ordem que se instaura no país.

São necessárias não só normas, mas uma completa checagem habitual da cultura organizacional para que possamos averiguar se essas práticas estão de acordo com o que foi regido e orienta a trajetória de uma organização.

Podemos definir então, que compliance é um sistema de conformidades, que não basta estarem identificados no papel, mas sim na realidade diária da organização, seguida por todos, sem exceções.

A implantação do compliance demanda tempo e uma parceria entre as áreas de comunicação e jurídica.

Surgiu nos Estados Unidos, no século XX, na busca da fiscalização de agências reguladoras sobre tudo nos segmentos alimentícios e farmacêuticos.

Na década de 70, mais precisamente em 1977, o país legitimou uma lei para penalizar uma onda muito grande relacionada a corrupção. É o primeiro passo no mundo, a fazer uma gestão séria contra as anormalidades corruptivas. Essa lei vem inspirando, desde então, resoluções locais em diversos lugares do mundo. E recentemente o próprio Brasil, iniciou essa prática.

A área de turismo não poderia ficar de fora de tal movimento e por isso mesmo o tema será apresentado no XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX, a ser realizado em Brasília, entre os dias 22 a 24 de abril de 2019.

Especificamente no dia 22 de abril, será apresentado no AUDITÓRIO CNM – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS, a partir das 09h, o painel intitulado COMPLIANCE: REPUTAÇÃO E TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES

A Coordenação desse painel será da Professora SHIRLEY SALAZAR – Diretora da Mestres da Hospitalidade e contará com a exposição da Sra. VANESSA COUTINHO TCHELZOFF MASCARENHAS – Advogada, Consultora em Compliance pela Gávea D&C, pós graduada em Gestão Pública e ex-Diretora de Negociações e Acordos de Leniência da Controladoria-Geral do DF.

Essa iniciativa do BRASIL CONVENTION & VISIOTRS BUREAU visa justamente esclarecer e fomentar um olhar mais apurado da necessidade do trade turístico incitar uma mobilização maior no que diz respeito ao desenvolvimento do compliance em suas diversas organizações, entidades, empresas e destinos.

Ao final do mesmo, o BRASIL C&VB assinará um termo de compromisso no qual os presentes se comprometem a implementar comitês de trabalho, para que possam formatar manuais orientativos de como estabelecer o compliance em seu dia-a-dia, tornando-se assim, organismos aliados aos novos tempos cruciais para ampliar a participação no mercado competitivo internacional, começando por estabelecer as boas práticas do mercado interno.

REALIZAÇÃO E PROMOÇÃO:

BRASIL CONVENTION & VISITORS BUREAU

FEDERAÇÕES ESTADUAIS DE C&VBX APOIADORAS:

FEDERAÇÕES DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX DOS ESTADOS DE: MINAS GERAIS, BAHIA, AMAZONAS, PIAUI, MARANHÃO, SERGIPE, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, MATO GROSSO DO SUL, DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.

ENTIDADES APOIADORAS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE C&VBX

ABIH – Associação Brasileira da Industria de Hotéis,  ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, ABEOC-Associação Brasileira de Empresas de Eventos ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo,  ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural, ABRASEL-Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, BITO – Associação Brasileira de Receptivo Internacional, BRAZTOA-Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, CLIA-BRASIL – Cruise Lines Internacional Association, CNC-Confederação Nacional do Comercio, CNM– Confederação Nacional dos Municípios,   FBHA-Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,  MINISTÉRIO DO TURISMO, UFF-Universidade Federal Fluminense, UNB – Universidade Federal de Brasília, SETUR-DF-Secretaria de Estado do Turismo do Distrito Federal,   SEBRAE– Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa.

Confira a programação completa do evento:  https://brasilcvb.com.br/confira-a-programacao-do-xi-congresso-brasileiro-de-cvbx/