1º EDIÇÃO DO FÓRUM DE GESTÃO DE TURISMO E EVENTOS DE JUIZ DE FORA E REGIÃO É UM VERDADEIRO SUCESSO.

Na última quarta-feira (03/07), o Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau com a colaboração dos alunos da disciplina Eventos do Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizaram o 1º Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região, com o tema “Redes e Planejamento”.

O evento que foi pensado para um público médio de 100 a 150 pessoas, inicialmente, contou com nada menos do que 230 participantes advindos de diversos destinos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ao todo, o Fórum teve três palestras de profissionais renomados do setor de turismo e eventos que proporcionaram conhecimento e informação sobre leis de incentivo, hotelaria criativa e parcerias público privada. Além disso, o Fórum cedeu espaço para o Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora apresentar os eixos estratégicos do novo Plano Municipal de Turismo e para a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais apresentar o Plano de Ações do Turismo de Negócios e Eventos do Estado, junto com os Conventions & Visitors Bureaux mineiros.

Na cerimônia de abertura, o Fórum contou com presença de diversas autoridades do setor de turismo, comércio e desenvolvimento econômico, local e regional, além das falas da Presidente do JFC&VB, Thais Lima, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora, Romulo Veiga, o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David e o Presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, que destacaram a importância do turismo e os eventos para o desenvolvimento do destino.

O Fórum contou, ainda, com seis expositores para o setor hoteleiro, mais de vinte parceiros, entre patrocinadores e apoiadores institucionais, coffee break e happy hour, música ao vivo, vendas de souvenires locais e degustação de cachaça e cervejas artesanais.

Estiveram presentes a TV Integração, filiada da Rede Globo em Juiz de Fora, a Rádio Itatiaia e o Jornal Tribuna de Minas. Além disso, o evento foi divulgado pelas revistas eletrônicas Mercado de Eventos, Panorama do Turismo e RotaRio, pelas rádios CBN, Catedral, Alô e Cidade e pelas páginas institucionais do Brasil C&VB, Federação dos Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, Portal da Prefeitura de Juiz de Fora e o site da UFJF.

Thais Lima – Presidente do Juiz de Fora C&VB

Para a Presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau e produtora do evento, Thais de Oliveira Lima “O Fórum, que foi organizado e divulgado em menos de um mês, demonstrou a força do setor de turismo e eventos de Juiz de Fora e a importância do trabalho colaborativo para a realização de grandes ações no destino” – comemora.

Agradecimentos especiais aos  patrocinadores: Trade Hotel e Eventos, Start Eventos, Vila Brasil Turismo, Vani, Kika Colorida, Floricultura Beija Flores, Só Vip Transportes, Mister Tugas, São Bartolomeu, Filmar Produtora e JCC Locação de Stands.

Os Convention & Visitors Bureau do Estado de Minas Gerais foram convidados pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e o Brasil C&VB para uma reunião ao final da programação de palestras do 1º Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região.

Uma vez que o tema do Fórum foi “redes e planejamento”, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a rede de Convention & Visitors Bureau de Minas e direcionar o plano de ações de turismo de negócios e eventos no Estado, através de uma parceria pública-privada, formada pela SETUR MG e os C&VBx.

Estiveram presentes neste encontro, os Conventions de Aiuruoca, Belo Horizonte, Governador Valadares, Itabira, Ouro Preto, São Lourenço, Vale do Aço e Juiz de Fora. Além disso, o evento contou com a participação do Brasil C&VB, as Federações dos Conventions & Visitors Bureau de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, bem como os C&VB de Macaé, Petrópolis e Serra e Mar, que compreende a região de Casimiro de Abreu.

A reunião liderada pelo Diretor de Segmentação Turística da Secretaria de Estado de Turismo Minas Gerais, Lucas Xavier, teve como pauta apresentar diretrizes da SETUR MG para o turismo de negócios e eventos e uma proposta para a construção de uma rotina de trabalho pautado no diagnóstico desenvolvido por meio de reuniões realizadas junto aos C&VBx mineiros.

Segundo Lucas Xavier “O evento realizado pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureaux, proporcionou um espaço importante de discussão e alinhamento a respeito do Turismo de Eventos e suas possibilidades, bem como o trabalho em rede. Este é o tipo de ação que favorece o trabalho no turismo, conecta e alinha os atores locais, os direcionando para o desenvolvimento sustentável da região”.

Marcio Santiago – Presidente do Brasil C&VB

Márcio Santiago, Presidente do Brasil C&VB, reforça que “o evento promovido pelo JFC&VB, além de reunir personalidades da cidade, resgatou o que tem de melhor no Estado de Minas Gerais. No curto prazo, irá estimular o congraçamento de ideias e destinos. Com expressiva presença de outros CVBx do estado, a Federação Mineira poderá se consolidar e colocar Minas Gerais no destaque que merece. O evento transcendeu os limites territoriais da Manchester Mineira”.

Primeiros Grupos de Trabalhos Colaborativos por Segmento são formados pelo JFC&VB O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau deu início, em junho, nas primeiras reuniões do Projeto Rede Colaborativa do Turismo de Eventos de Juiz de Fora.

O Projeto liderado pela Presidente do JFC&VB, Thais Lima, a partir dos resultados da pesquisa desenvolvida no seu Mestrado em Turismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre os atores do setor de turismo e eventos local para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo capaz de aumentar a produtividade empresarial e a competitividade do destino no mercado nacional.

Para tanto, as 176 organizações mapeadas pela pesquisa no setor de turismo de eventos de Juiz de Fora, foram divididas em 12 Grupos de Trabalho Colaborativo por Segmento que serão reunidos individualmente.

As duas primeiras reuniões aconteceram, nos dias 11 e 25 de junho, com hoteleiros e organizadores de eventos, respectivamente. Neste primeiro momento, o JFC&VB está apresentando o objetivo do projeto e realizando uma dinâmica de grupo para direcionar as ações prioritárias a ser trabalhada por cada GTCS.

Os resultados desta reunião, foram compilados pelos alunos da disciplina Redes, Atores e Turismo do Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora e serão apresentadas aos primeiros grupos até o final do mês de julho para definição da próxima agenda, provavelmente, marcada para agosto.

JFCVB realizou uma caravana com empresários para a Feira EBS e Congresso MICE Brasil O Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau organizou uma caravana de profissionais de eventos do destino para participação da 17ª Feira EBS (Evento Business Show) e do 4º Congresso MICE Brasil, que aconteceram, simultaneamente, no Centro de Convenções Rebouças, nos dias 05 e 06 de junho, em São Paulo.
A caravana contou com a Presidente do JFC&VB, Thais Lima, a Assistente Executiva, Caroline Melo e mais dez participantes, dentre organizadores de eventos, hoteleiros e estudantes, que embarcaram na madrugada do dia 05 e retornaram no dia 06, após o encerramento da Feira.
O objetivo foi aumentar a possibilidade de network e negócios para Juiz de Fora e inovar no setor, através da capacitação dos participantes que tiveram acesso a 32 horas de palestras e workshops que o evento ofereceu com a temática “Futuro, Encantamento e Gestão no Segmento MICE”. 

Por: Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau